SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
EE PROFESSOR JOSÉ DE MELLO MORAES
PROGRAMA ENSINO INTEGRAL
ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS E FAMÍLA
ORIENTAÇÕES PARA “APRENDER A SER” E “APRENDER A CONVIVER”
Caro (a) aluno,
As Escolas Estaduais de Período Integral apresentam
um modelo pedagógico e de gestão que, entre outras inovações, vê você
adolescente como corresponsável pelo sucesso da qualidade de sua educação,
autor principal da sua história, responsável pelo desenvolvimento das suas
competências cognitivas, produtivas, sociais e pessoais, quando lhe
oportunizam.
Nós,
educadores vemos VOCÊ como solução
para inúmeros problemas que cercam nossa sociedade, na
medida em que for capaz de aprender com as experiências do passado, trabalhar o
momento presente e transformar o seu próprio futuro e de sua comunidade.
Assim,
nós assumimos com VOCÊ ALUNO, o COMPROMISSO de juntos construirmos e
desenvolvermos um PLANO DE AÇÃO que
tem como objetivo lhe oferecer educação de qualidade, num processo contínuo de aperfeiçoamento
dos seus professores, de atualização de conteúdos e aprimoramento de materiais
didáticos para que você seja cada vez mais um adolescente autônomo, solidário e competente.
Nossa
missão é atuar como fonte de inovação, introduzindo mudanças, através do
estabelecimento de práticas pedagógicas no conteúdo, método e gestão
sintonizados com as demandas relativas às suas necessidades e interesses no que
se refere ao seu PROJETO DE VIDA, tendo
como consequência o seu protagonismo juvenil.
Nessa perspectiva, é muito importante que NÓS EDUCADORES E VOCÊ ALUNO busquemos juntos o convívio harmônico e solidário,
seguindo os aspectos apontados nestas orientações.
1 - QUEM FAZ A EE PROFESSOR JOSÉ DE
MELLO MORAES – PROGRAMA ENSINO INTEGRAL?
Os Alunos dos 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL com o
trabalho e apoio da:
DIRETORA: JULIANA MELLO
é
o profissional que se ocupa da direção, administração, supervisão e coordenação
da educação na escola. Sua principal função é gerenciar todo processo educativo
da escola, assegura o cumprimento das ações e metas estabelecidas no Plano de
Ação.
VICE-DIRETORA: OLGA ZICATI é o profissional parceiro
do diretor, que o apóia, o substitui na sua ausência e atua principalmente no
desenvolvimento das atividades relativas à organização administrativa,
financeira e estrutural da escola, prestando contas ao diretor.
PROFESSORA COORDENADORA: JULIANA VICENTIN é o profissional
responsável pela gestão do currículo da escola para assegurar a eficiência do
processo de ensino e da aprendizagem, apoiando, orientando e acompanhando a
prática pedagógica dos professores e o desempenho escolar dos alunos.
CORPO DOCENTE:
Constituído por professores responsáveis pelo processo de ensino e de
aprendizagem que deve resultar da análise do que os alunos têm direito de
aprender a cada ano e da posterior definição do que ensinar – estratégias de
ensino. A avaliação contínua efetuada pelos professores indicará os avanços nas
aprendizagens dos alunos e as necessidades de retomadas para atender às
dificuldades no aprendizado, se houver.
PROFESSORES
|
DISCIPLINA
|
Ana Paula
|
Língua Portuguesa/ Orientação de Estudos
|
Flávia
|
Língua Portuguesa / Inglês
|
Pedro
|
Língua Portuguesa/ Orientação de Estudos
|
Luiza
|
Língua Portuguesa
|
João Luis
|
Educação Física/ Protagonismo Juvenil
|
Elisangêla
|
Arte
|
Adauto
|
Matemática/ Práticas Experimentais
|
Antônio
|
Matemática/ Práticas Experimentais/ Orientação de Estudos/
Protagonismo Juvenil
|
Fernanda
|
Matemática/ Práticas Experimentais/ Orientação de Estudos
|
Roberta
|
Matemática/ Práticas Experimentais
|
Thiago
|
Ciências/ Práticas Experimentais/ Protagonismo Juvenil/ Projeto de
Vida
|
Sérgio
|
Ciências/ Práticas Experimentais/ Orientação de Estudos
|
Raquel
|
Ciências/ Práticas Experimentais
|
Luzia
|
História/ Projeto de Vida
|
Márcia
|
História / Geografia/ Protagonismo Juvenil
|
Marcos
|
História/ Protagonismo Juvenil/ Projeto de Vida
|
Franklim
|
Geografia/ Protagonismo Juvenil/ Projeto de Vida
|
Amalio
|
Geografia
|
Roseli
|
Inglês/ Orientação de Estudos
|
Matriz Curricular
6º ANO
|
7º ANO
|
8º ANO
|
9ºANO
|
Língua Portuguesa
|
Língua Portuguesa
|
Língua Portuguesa
|
Língua Portuguesa
|
Educação Física
|
Educação Física
|
Educação Física
|
Educação Física
|
Arte
|
Arte
|
Arte
|
Arte
|
Matemática
|
Matemática
|
Matemática
|
Matemática
|
Ciências
|
Ciências
|
Ciências
|
Ciências
|
História
|
História
|
História
|
História
|
Geografia
|
Geografia
|
Geografia
|
Geografia
|
Inglês
|
Inglês
|
Inglês
|
Inglês
|
Eletiva
|
Eletiva
|
Eletiva
|
Eletiva
|
Orientação De Estudos
|
Orientação De Estudos
|
Orientação De Estudos
|
Orientação De Estudos
|
Protagonismo Juvenil
|
Protagonismo Juvenil
|
Protagonismo Juvenil
|
Protagonismo Juvenil
|
Projeto de Vida
|
Projeto de Vida
|
Projeto de Vida
|
Projeto de Vida
|
-
|
-
|
Práticas Experimentais
|
Práticas Experimentais
|
Gerente de Organização Escolar: MARIANA MARCONDES Apóia
a Direção executando o arquivamento, a atualização e a expedição de todos os
documentos de sua vida escolar.
Agentes de Organização Escolar – FÁTIMA e TERCÍLIA
(Secretaria) CONCEIÇÃO, ADRIENE, VALÉRIA, MARIANA e ÉRIKA (Pátio) – Apoiam a Equipe Escolar na
organização e desenvolvimento das atividades de estudo individual, na sua movimentação
entre os ambientes da escola, nos intervalos e nos seus horários livres.
Pessoal de Apoio: SR. ANTONIO e SR. BENEDITO
(Serviços Gerais) e ANA CLAUDIA E
ALBENILDA (Limpeza) – Garantem com
sua colaboração a conservação e a limpeza dos ambientes da escola.
Professor (a) responsável pela Sala de Leitura: ________________________________________
– Organiza o espaço da Sala de Leitura como fonte
de pesquisa e conhecimento integrada ao Plano de Ação dos seus professores e do
Projeto de Vida dos alunos.
Refeitório:
DILMA AGUIAR e DILMA RIBEIRO-
Fornece e distribui as refeições para os alunos, com qualidade e valor
nutricional estabelecido.
2 - FREQUÊNCIA: Sua assiduidade é um fator muito importante para
seu aprendizado, portanto só falte caso haja necessidade e sempre apresente justificativa
escrita, com o ciente dos seus pais/responsáveis, junto a Secretaria da Escola
e aguarde orientação dos professores e da direção após análise de seu pedido.
3- PONTUALIDADE: O portão será aberto às 6h50; o toque para
início das aulas será às 7h e, por medida de segurança, o portão será e
permanecerá fechado à partir de 7h. Evite chegar após este horário. Caso
isso ocorra você permanecerá dentro da escola aguardando as orientações da direção
da escola.
4 - UNIFORME: Uniforme é importante para identificar você como NOSSO ALUNO e para facilitar sua organização
pessoal, nossa proposta é iniciarmos o ano de 2014 com o uso de: camiseta
escolar branca ou preta (sem customização) e calça, saia e/ou bermuda abaixo do
joelho. Durante este ano, nos reuniremos para redefinir o uniforme e, juntos
encontrarmos uma proposta que atenda às necessidades inerentes ao tempo que
você passa em nossa escola.
5 - MATERIAL DIDÁTICO:
Nossa escola irá oferecer diversos materiais didáticos que você utilizará de acordo
com as orientações de cada professor.
Obs: Lembramos que o caderno do aluno e o livro
didático são um patrimônio público e, assim como você, outros jovens merecem
uma oportunidade para utilizá-los beneficiando-se com seus conteúdos.
6 – OS ESPAÇOS DE NOSSA ESCOLA PODEM SER MELHORES: contribuir para a manutenção e conservação da
limpeza e organização de nossa escola significa, em primeiro lugar, respeitar a
si mesmo e, no uso adequado das instalações sanitárias, da água e do lixo tornar
a escola mais agradável nas horas que passamos juntos.
7 - AS NOSSAS AULAS: a atenção que você dá aos momentos de ensino irão
representar certamente melhorias no seu aprendizado, por isso evite dispersão
de qualquer natureza e só se ausente quando necessário, sempre respeitando a
presença e o trabalho que seu professor está desenvolvendo e seguindo suas
recomendações.
8 - CONVIVÊNCIA
E SOLIDARIEDADE: É
responsabilidade de todos nós equipe escolar e alunos a proteção do direito à
educação, respeitando a todos os que querem estudar, protegendo-os para que o
melhor estudo lhe seja garantido e estabelecendo um ambiente de respeito às
diferenças individuais de qualquer natureza.
9 - NOSSA ESCOLA, NOSSA FAMÍLIA E NOSSA COMUNIDADE: Nossa proposta é nos mantermos conectados e, mais do que isso, nos mantermos em contato para que o melhor
ambiente escolar, na escola, em casa e na comunidade seja garantido para que
você possa desenvolver e realizar plenamente seu Projeto de Vida.
10 – NOSSA PREOCUPAÇÃO É INTEGRAL COM VOCÊ: Sempre que você precisar de um apoio para
problemas de aprendizagem, de saúde ou de outra natureza que estiver ao nosso
alcance, buscaremos juntos com VOCÊ e sua família, se necessário, a solução.
11 - ORGANIZE E FACILITE OS SEUS ESTUDOS
·
Estudar é importante para o desenvolvimento de seu Projeto de Vida;
·
Organize seu
espaço de estudo o material necessário
·
Leia devagar e
prestando atenção
·
Tenha uma
atividade de constante questionamento, busca, descoberta e debata com o outro
·
Você sempre
poderá se desenvolver intelectualmente, não confie que já sabe tudo.
·
Escute com
atenção as explicações das aulas.
·
Divida bem o
tempo entre suas atividades e seus estudos.
·
Anote o seu
horário de estudo e elabore alguns esquemas para estudar e aprender melhor.
·
Ajude e peça
ajuda sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário