segunda-feira, 18 de maio de 2015

Biografia do Patrono José de Mello Moraes

Biografia do Patrono  
          O Prof. José de Mello Moraes nasceu em Piracicaba no Estado de São Paulo em 7 de Fevereiro de 1891, filho de Antônio Martins Duarte de Mello e Carolina Corrêa de Moraes, de famílias oriundas de Itu, Capivari e Tietê. Foi casado com Maria Antonieta da S. Dias.
         Estudou no Colégio Americano – Marta Watts, hoje Instituto Educacional Piracicabano, onde fez o curso básico e o secundário. Prestou exames vestibulares na Faculdade de Agronomia Luiz de Queiróz, formando-se em 1909, em um curso em que se identificou muito. Ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de “Hale Salle”. Estudou também na Alemanha, onde foi aluno de um grande mestre em química, Prof. Otswald. Quando lá estava foi deflagrada a Primeira Guerra Mundial, e com auxílio dos maçons, da Holanda, partiu para a Inglaterra e desta para o Brasil.
         Chegando ao Brasil foi lecionar em Leopoldina, Minas Gerais, e ficou em terras mineiras dois anos, e após ingressou como professor na escola Luiz de Queiróz. Em 1920 tornou-se professor de química e depois como Professor Catedrático em Química Agrícola na mesma escola, influenciando o ensino e a pesquisa em serviços comunitários e científicos tanto no Brasil como fora dele. Foi também, por pouco tempo, sócio de João Franco na compra do Jornal de Piracicaba, e foi também colaborador na imprensa de São Paulo e vários outros periódicos importantes.
         Em 1927 foi nomeado pelo Presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes Diretor da Faculdade de Agronomia Luiz de Queiróz. Foi convidado pelo Ministro da Agricultura Dr. Fernando Costa para ser colaborador do ministério, quando criou o Centro de Pesquisas e Ensino Agronômico. Quando Fernando Costa foi governador o levou para ser Secretário de Estado da Agricultura. Foi nessa época que os pecuaristas de Bauru criaram o recinto de exposição e deram o nome de Prof. José de Mello Moraes, que traz até hoje. Em 1951 a Universidade de São Paulo, quando a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz já compunha um de seus campus, recebeu o título de Dr.  Honoris Causa. Foi também reitor da primeira universidade pública de São Paulo (USP). 
         Veio a falecer em Piracicaba no ano de 1956, quando ainda estava em plena atividade. Sempre com seu cachimbo inseparável, relacionava-se com seus alunos e assistentes incentivando-os.
         Entre os títulos que ostentava, o que mais gostava era o de professor. Leva seu nome a antiga Tuiuti de fronte a ESALQ, por decisão da então Câmara de Vereadores por unanimidade.
         A construção do prédio atual é de 17/8/1972, conforme registro na planta/projeto. Sua arquitetura é imponente, formado por dois blocos de dois andares cada, unidos por uma passarela. No piso inferior, tem as instalações administrativas como Diretoria, Secretaria de alunos e docente, uma sala – auditório com cento e vinte lugares, TV de vinte e nove polegadas, sistema de som e vídeo, copa e sanitários administrativos, sanitários dos alunos, sendo, um feminino e outro masculino, sala de educação física, biblioteca e duas salas de aula. No piso superior é composto por dezessete salas de aula, um laboratório, sala de coordenação pedagógica, sanitários de alunos, sendo, dois femininos e dois masculinos, laboratório de informática e laboratório de ciências da natureza. Na parte frontal do prédio estão duas quadras, sendo uma coberta, separadas pela passarela de entrada dos alunos.
         A Unidade Escolar conta com recursos administrativos e pedagógicos importantes para o desenvolvimento das práticas educativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário