segunda-feira, 18 de maio de 2015

Histórico da Escola Professor José de Mello Moraes

1.           Histórico da escola Mello Moraes
         Na década de cinquenta (50), do século XX a maioria da população ainda morava na zona rural e existiam poucos professores para atuarem nas séries do antigo grupo escolar ou em escolas isoladas que funcionavam fora do perímetro urbano. Em vista disso foi criada em Piracicaba a Escola Normal Rural, precariamente instalada em um prédio da Rua D Pedro II, em esquina com a Rua Alferes José Caetano, e tinha por objetivo formar professores normalistas para atuarem na zona rural.
         Depois a escola transferiu-se para a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz, que oferecia maior possibilidade  de estudo sobre agricultura e pecuária, para que os professorandos tivessem alguma orientação para trabalhar nas escolas rurais. Aprendia-se a plantar hortas, tratar dos animais e outras atividades inerentes à vida do campo.
         Existia na Avenida São João um prédio antigo que já servia como isolamento para os doentes de varíola e que em meados dos anos cinqüenta abrigava o Tiro DE Guerra em uma parte, e na outra funcionava a Escola Mista Municipal do Horto Florestal. No fim dessa década ou início dos anos 60 foi criada nesse antigo prédio a escola Benedito Ferreira da Costa, que possuía as quatro séries iniciais. Como o espaço era precário foi construído o atual prédio do famoso BEFECÓ na Rua Cristiano Cleopath.
         Com a mudança da Lei Nacional de Diretrizes e Base da Educação Nacional, em 1971 e com o êxodo da população rural, e como o prédio da Avenida São João estava desocupado a Escola que já recebera o nome de Escola Estadual prof. José de Mello Moraes, em homenagem a um ex-diretor da ESALQ, mudou-se para ele, mas não comportava a escola. Para a construção do novo prédio o “Mello Moraes” funcionou à noite no prédio da escola Jaçanã Altair Guerrini.
         Com o novo prédio instalou-se definitivamente no atual endereço com o Curso Técnico de Formação de Professor Primário. Com a instituição do Ensino Fundamental em 8 anos a escola começou a funcionar com todas as séries, desde a 1ª série dele até a 3ª série do Curso Normal e Curso Colegial. Alguns anos depois foi instalado nele o curso Técnico em Contabilidade, único do Estado que funcionava na região.
         No ano de 2007 entrou em  funcionamento o Projeto Escola de Tempo Integral (ETI) para as séries do Ensino Fundamental Ciclo II, com aulas regulares e Oficinas Curriculares, ampliando o tempo de estudo e as oportunidades de aprendizagem para os alunos. O Ensino Médio continuou funcionando em horário regular nos turnos da manhã e da noite.

         A partir 2014 foi implantado na Unidade Escolar o Programa Ensino Integral (PEI), com professores em regime de Dedicação Plena e Integral e abrangendo o Ensino Fundamental Anos Finais com 8 horas aula diárias divididas em Aulas Regulares da Base Nacional Comum, Aulas da Parte Diversificada e Atividades Complementares. Passou a abranger também o Ensino Médio, contando 9 horas aula diárias no mesmo formato que o Ensino Fundamental: Base Nacional Comum, Parte Diversificada e Atividades Complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário